Transmissão de fotos e vídeos ajuda no atendimento do Samu

Na hora de salvar uma vida, qualquer segundo pode ser decisivo. Por isso, os profissionais que trabalham no Serviço Móvel de Urgência (Samu) sabem bem como a agilidade e a precisão no atendimento são fatores importantes e, muitas vezes, determinantes no socorro aos pacientes. Uma ferramenta que tem ajudado muito nesse processo é a transmissão de fotos e vídeos que as equipes de atendimento do Samu  enviam para as centrais de urgência e emergência.

Essa funcionalidade é importante para auxiliar o médico regulador que fica na central a orientar melhor a equipe que está em campo realizando o atendimento, escolhendo qual o melhor tipo de procedimento a ser realizado. Ela também possibilita o envio de dados de exames médicos para o hospital antes mesmo da chegada do paciente, como raio-x e eletrocardiogramas.

O diretor médico do Samu do Consórcio Intermunicipal do Centro-Oeste de Minas Gerais, Marco Aurélio Lobão Mendes, enfatiza como essa ferramenta pode conseguir oferecer um atendimento mais preciso aos pacientes.

“A transmissão de fotos e vídeos, através do sistema utilizado pelo nosso consórcio, tem sido de grande valia. Como a função do médico regulador que está na central é fazer um diagnóstico presumido da situação que a equipe está atendendo, o relato do profissional em atendimento junto com o envio de fotos e vídeos nos ajudam a realizar esse diagnóstico de maneira mais precisa e, inclusive, em alguns momentos, fazer com que tenhamos uma certeza do diagnóstico”, afirmou.

Ainda segundo Marco Aurélio Lobão, a transmissão de fotos e vídeos do atendimento feito pelas equipes do Samu auxilia no diagnóstico tanto em situações em que as pessoas superestimam a situação de um paciente quanto em situações que o médico regulador por estar na central, distante do local de atendimento, pode por falta de informações, subestimar uma situação de perigo.

“Essa transmissão ajuda em portas de entrada de urgência menores, que são aquelas situações em que as pessoas podem descrever lesões ou situações como maiores do que realmente elas são, e também em casos em que o médico regulador pode por um relatório presumido acabar subestimando uma situação, mas na hora em que a imagem e o vídeo são enviados ele acaba tendo a dimensão real do atendimento”, explicou.

O diretor médico exemplifica algumas situações importantes em que essa ferramenta é utilizada. “Nos casos de ferimentos ou para verificarmos o real estado clínico do paciente, podemos pedir a equipe para gravar um vídeo curto, usando a Escala Cincinnati, por exemplo, em que pedimos para o paciente sorrir, levantar o braço e falar uma frase curta. Isso nos auxilia na identificação de um AVC e nos ajuda a regular esse paciente para a porta mais adequada. Por isso, o recurso de áudio e vídeo tem sido de grande valia no atendimento do Samu”.

Solução

O Consórcio do Samu do Centro-Oeste de Minas Gerais possui essa transmissão de dados porque utiliza a solução vSkySamu, desenvolvida pela empresa Velp Tecnologia. Essa solução, usada por mais de 500 municípios mineiros, controla todas as etapas envolvidas no resgate, desde o recebimento da ligação, a regulação médica, o acionamento da ambulância e o atendimento ao paciente, até o fechamento da ocorrência.

O vSkySAMU permite a comunicação entre a central e as equipes de atendimento em qualquer lugar, combinando as tecnologias 3G/GPRS e de satélites geoestacionários de última geração. Além de possibilitar que as equipes do Samu em atendimento enviem fotos e vídeos da situação do paciente através de smartphones, a solução permite um completo gerenciamento de informações, através de consulta ao histórico de todas as ocorrências e ao prontuário do paciente.

O diretor de Tecnologia, Paulo Henrique Barros, explica que a solução tem todos os mecanismos para garantir a privacidade dos dados dos pacientes para que essas informações não sejam acessadas de forma indevida.



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