- 6 de julho de 2018
- Postado por: Admin
- Categoria: vSkySamu
Cistri é mais um consórcio a usar a solução vSkySamu, um sistema desenvolvido pela Velp que agiliza e garante eficiência no atendimento à população
Flávia Jardim – jornalista
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a mais uma região de Minas Gerais. Ao todo, 26 municípios do Triângulo Norte do Estado passaram a contar, desde o dia 3 de julho, com o atendimento via 192, que é gerenciado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (Cistri).
E para garantir agilidade e eficiência na prestação desse serviço, o consórcio vai utilizar a solução vSkySamu, sistema de comunicação desenvolvido pela empresa Velp Tecnologia que agiliza o contato entre a central de regulação do Samu e as ambulâncias, propiciando um atendimento a população de forma mais rápida e eficaz.
O VSkySamu permite a comunicação entre a central e as equipes de atendimento em qualquer lugar, combinando as tecnologias 3G/GPRS e de satélites geoestacionários de última geração. Essa solução, usada por mais de 500 municípios mineiros, controla todas as etapas envolvidas no resgate, desde o recebimento da ligação, a regulação médica, o acionamento da ambulância e o atendimento ao paciente, até o fechamento da ocorrência.
Uma das grandes funcionalidades do vSkySamu é que o sistema permite que as equipes do Samu em atendimento enviem fotos e vídeos da situação do paciente através de smartphones. Essa ferramenta auxilia o médico regulador que fica na central a orientar o melhor tipo de procedimento a ser adotado com o paciente, o que é crucial na hora de salvar vidas. Transmissão de fotos e vídeos ajuda no atendimento do Samu
A solução também permite um completo gerenciamento de informações, através de consulta ao histórico de todas as ocorrências e ao prontuário do paciente.
“O sistema desenvolvido pela Velp é fantástico. A comunicação entre central e as equipes que estão realizando o atendimento é feito de forma fácil e simples. Além disso, a possibilidade de a central acompanhar em tempo real, através de fotos e vídeos, o que está acontecendo com o paciente ajuda e agiliza o atendimento”, afirmou o secretário-executivo do Cistri, Rodrigo Alvim Mendonça.
Ao todo, o vSkySamu auxiliará o Cistri a atender uma população de mais de 612 mil habitantes dos seguintes municípios: Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória e Tupaciguara.