Os principais benefícios das redes inteligentes

Bianca Lima – jornalista

Smartphone é um termo que provavelmente você já deve ter escutado e está familiarizado, mas e smart grid?

A definição de redes inteligentes de energia, ou no inglês smart grid, é uma nova forma de distribuição de energia elétrica. De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais essa é inovação é mais segura e inteligente, pois possibilita e integra ações a todos os usuários a ela conectados.

Como começar a ter essa tecnologia?

A primeira mudança para início do o uso das redes de energia inteligentes deve ocorrer dentro das casas dos usuários, como divulgou o portal Tecmundo.

Dentro da residência o medidor de energia deve ser trocado do analógico para o digital, que integra chips de conexão direto com a internet para transmitir todos os dados, assim a companhia geradora de energia e o próprio consumidor poderão ter mais controle.

Em 2009, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) eram, aproximadamente 65 milhões medidores analógicos para serem trocados no Brasil.  Em 2012 a agência publicou a resolução para começar a troca do consumidores categorizados de Grupo B, que incluem residenciais, locais rurais, exceto baixa renda e iluminação pública.

Benefícios dos medidores digitais

A Aneel afirmou que com a troca os usuários terão uma série de benefícios como:

1- poderão criar condições para difundir a microgeração distribuída, que significa a possibilidade dos consumidores como pequenos geradores de fonte de energia.

2-  O usuário poderá ter mais informações sobre o seu consumo de energia e assim utilizar a energia elétrica com mais eficiência.

3- novos serviços poderão ser ofertados a partir da nova tecnologia das redes inteligentes

4- as perdas técnicas e não técnicas serão diminuídas.

Sustentabilidade

Outro benefício que pode ser ligado ao termo de smart grid é a sustentabilidade. Como o consumidor pode virar produtor, diminuindo o uso dos recursos usados para a produção de energia. De acordo com o portal Tecmundo uma das propostas das redes inteligentes é qualquer um poder produzir e vender o excedente de energia.



Deixe um comentário