- 15 de janeiro de 2019
- Postado por: Admin
- Categoria: Velp
Especialistas afirmam que empresas e governos estarão investindo mais em sustentabilidade e energias renováveis
Flávia Jardim – jornalista
O ano de 2019 está sendo considerado por especialistas como o ano da eficiência energética. A perspectiva é que surgirão, a partir desse mês, mais iniciativas e projetos que visam a sustentabilidade ecológica e o uso da energia de forma mais eficiente, com empresas e governos investindo em temas como as energias renováveis e a redução das emissões de carbono.
Em busca de aprimorar a eficiência energética de suas soluções, a Velp desenvolveu, em 2018, o vLuminum Telegestão, que possibilita um maior controle, monitoramento e operacionalização da iluminação pública. Após a realização de pilotos, o sistema será lançado neste ano visando justamente tornar o uso da energia elétrica mais eficiente.
Um dos grandes diferenciais da solução é que o monitoramento da iluminação pública é realizada em tempo real, de forma remota, por meio de fotocélulas inteligentes que enviam informações das luminárias que ficam nas ruas para uma central. Dessa forma, é possível identificar, de forma mais ágil, as luminárias que apresentam algum defeito e realizar a troca de lâmpadas, além de monitorar e controlar o consumo e em qual situação se encontra cada uma delas.
Outra funcionalidade importante do vLuminum Telegestão é a dimerização, que permite que o sistema controle a potência de cada uma das lâmpadas monitoradas. Com isso, é possível reduzir o consumo de energia em pontos específicos e, dessa forma, contribuir para a sustentabilidade do planeta.
Para o diretor de tecnologia da Velp, Paulo Henrique Barros, o vLuminum Telegestão é uma solução nacional e bem competitiva que vem agregar aos outros produtos da Velp para a área de energia, como o vSkyRecloser e o vSkyMeter. “Hoje a maioria das cidades ainda não possui esse monitoramento completo da iluminação pública, que é fundamental para melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo. Por isso, criamos o vLuminum Telegestão, que ajudará as concessionárias de energia e municípios a investirem nisso”, afirmou.