Celesc vence VII edição Rodeio Nacional de Eletricistas – Melhores Práticas

Toda apuração das provas é realizada desde a primeira edição do evento pela Velp

Flávia Jardim – jornalista

A 7ª edição do Rodeio Nacional de Eletricistas, a maior competição do país no setor de energia elétrica, já tem seus vencedores. A equipe da Celesc, concessionária de energia de Santa Catarina, foi a campeã da competição, realizada entre os dias 20 e 23 de novembro, em Fortaleza, no Ceará. O segundo lugar geral ficou com a equipe da Enel Ceará Sul, e a terceira colocação ficou com a Cemig, de Minas Gerais.

Neste ano, o Rodeio Nacional de Eletricistas, que tem como objetivo disseminar práticas seguras e inovadoras e promover o aperfeiçoamento no trabalho dos eletricistas, mudou o formato, incluindo, com critério de pontuação a realização de melhores práticas. Dessa forma, além das provas de habilidade, destreza e controle das normas de segurança realizadas pelos eletricistas, também foram avaliados critérios como segurança, originalidade, escalabilidade e nível de aplicação.

E para garantir a segurança e a precisão na apuração dos resultados, o Rodeio Nacional de Eletricistas conta, desde a sua primeira edição, com um sistema desenvolvido pela Velp Tecnologia. No aplicativo criado pela empresa, os juízes das provas registram o tempo das tarefas realizadas pelos eletricistas e as penalidades cometidas. Depois esse aplicativo é sincronizado com um sistema que apura os dados e revela o vencedor do torneio. Ao todo, 22 equipes de concessionárias de energia de todo o país participaram da competição.

 

 

Sendi

Outra novidade neste ano é que, pela primeira vez, o Rodeio Nacional de Eletricistas aconteceu juntamente com o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), que é a maior feira do setor do Brasil. O evento é uma oportunidade para troca de experiências entre as distribuidoras de energia elétrica, para discussão de tendências do segmento, como a digitalização, e-mobility, da relação com os clientes e do modelo regulatório.

A Velp também marcou presença no Sendi, com um estande no seminário onde apresentou suas principais soluções voltadas para o setor energético, como vSkyMeter, vSkyRecloser e vLuminum.

Os sistemas desenvolvidos pela Velp no segmento de utilities combinam satélites de última geração com as tecnologias de rádio e celular. Com isso, as soluções conseguem oferecer uma comunicação confiável e eficiente, inclusive em locais remotos, onde as tecnologias tradicionais têm se mostrado falhas em muitos momentos, causando perda de sinal e instabilidade.

Para o diretor de tecnologia da Velp, Paulo Henrique Barros, a avaliação foi muito positiva do evento. “Foi importante essa integração do Rodeio Nacional de Eletricistas com o Sendi porque assim os eletricistas também puderam participar do seminário. O evento também foi uma ótima oportunidade para troca de experiência e para mostrarmos todas as soluções que temos para o setor de energia”.



Deixe um comentário