- 17 de julho de 2019
- Postado por: Admin
- Categoria: Sem categoria
Você já enfrentou uma situação em que, durante um blecaute, o fornecimento de energia elétrica da sua casa demorou horas para ser restabelecido? Foi viajar para uma área rural e, depois de uma queda de luz em um dia chuvoso, foi preciso esperar um dia inteiro para que os técnicos fossem até o local para resolver o problema?
Falhas no fornecimento de energia existem, mas, minimizar ao máximo os transtornos e os custos gerados à população, são de extrema importância. Por isso, cada vez mais as empresas de fornecimento de energia elétrica, como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Energisa, perceberam que, substituir as tecnologias tradicionais, como rádios e celulares, pela comunicação remota via satélite, é a melhor opção para garantir a qualidade do serviço aos seus clientes.
Os religadores são considerados pelos técnicos do setor como um dos mais importantes equipamentos da rede elétrica e, por isso, precisam do mais alto nível de disponibilidade e confiabilidade. Ao conectar este equipamento ao rádio, sua infraestrutura terá um alto custo de implementação e terá dificuldades de manutenção, quando utilizada em equipamentos mais distantes. Já o celular, por questões como instabilidade de sinal, baixa confiabilidade e cobertura limitada, apresenta falhas, principalmente, nos momentos em que a comunicação entre os religadores e as centrais de faz mais necessária.
Sem comunicação remota via satélite, sempre quando houver queda de energia no seu imóvel ou comércio, será necessário enviar uma equipe até o endereço em que ocorreu a falha no fornecimento de energia, para que ele seja restabelecido. E isso pode demorar muito, gerando prejuízos e transtornos à população, além da queda nos indicadores de qualidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), criada para regular o setor elétrico no Brasil.
Vantagens da comunicação via satélite para religadores de energia
Além de funcionar bem, inclusive em áreas distantes, onde não existe a cobertura dos meios de comunicação tradicionais, a tecnologia atual de comunicação via satélite para os religadores de energia elétrica permite a utilização de antenas discretas e fáceis de serem instaladas, com baixo custo para a sua instalação e manutenção.
Pensando em oferecer uma solução completa para esse tipo de problema, a Velp desenvolveu o vSkyRecloser, que potencializa todas as vantagens da comunicação via satélite através de um firmware desenvolvido exclusivamente para essa aplicação, que reduz o volume de dados transmitidos, aumenta o desempenho e reduz os custos das empresas de energia elétrica.
O vSkyRecloser pode ser utilizado como canal de comunicação principal, quando não há cobertura dos meios tradicionais, ou como um canal complementar em locais onde é possível a transmissão de dados via celular. A solução da Velp é utilizada por diferentes distribuidoras de energia em mais de oito Estados brasileiros.
Por Lisley Alvarenga, jornalista