- 21 de junho de 2018
- Postado por: Admin
- Categoria: Velp, vSkyMeter
O artigo mostra como esse tipo de tecnologia tem ajudado as companhias a realizar a telemedição com eficiência em locais de difícil acesso
Flávia Jardim – jornalista
Hotel de pesca no Pantanal, uma bomba de irrigação no sul do país e uma mineradora em Minas Gerais. O que esses locais têm em comum? Todas são áreas remotas, sem a cobertura dos meios tradicionais de comunicação, como celular e rádio, e onde a medição do consumo de energia torna-se um desafio para as companhias de energia elétrica.
Para realizar a medição nesses locais, considerados grandes consumidores de energia, as concessionárias precisam deslocar uma equipe técnica, gerando gastos de tempo e de recursos humanos. Para facilitar o processo, já houve grandes investimentos em tecnologias para fazer a leitura em áreas remotas, a chamada telemedição. Mas as tecnologias tradicionais, como rádio e GPRS/3G, não conseguiram oferecer resultados satisfatórios quando é preciso fazer a leitura nesses locais. Nas áreas remotas, onde não há cobertura de celular e o rádio se torna inviável, a melhor alternativa tem sido usar a comunicação via satélite para fazer a telemedição.
Grandes companhias de energia do país já têm adotado esse tipo de tecnologia e comprovado a eficiência da comunicação via satélite. Há alguns anos, o uso do satélite exigia equipamentos de difícil instalação e alto custo, mas com a evolução da indústria passaram a ser adotadas soluções com antenas pequenas, de fácil instalação e com um ótimo custo/benefício.
Esses produtos permitem que a telemedição seja feita com eficiência, permitindo que as equipes das companhias sejam liberadas para outros trabalhos. A Velp possui uma moderna solução que realiza a telemedição através da comunicação via satélite, o vSkyMeter.
A solução é de fácil instalação, utiliza uma pequena antena que não exige que seja apontada de maneira precisa para o satélite para fazer uma comunicação eficiente e segura, além de possuir um baixo custo em relação a outras soluções via satélite. Por todos esses benefícios, grandes companhias de energia do país utilizam o vSkyMeter, dentre elas a CPFL, RGE, Elektro e Cemig.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por exemplo, é responsável pelo atendimento de cerca de 30 milhões de pessoas em 805 municípios em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. E segundo o gerente de Soluções e Manutenção de Telecomunicações da companhia, Sandro Bernardes de Oliveira, todos os clientes necessitam ter o consumo de energia medido, mas alguns estão distantes das cidades e nem sempre estão localizados em áreas com cobertura celular. “Com a solução da Velp, foi possível automatizar a leitura de um grupo de clientes onde só existia a disponibilidade de comunicação via satélite, utilizando uma solução de fácil instalação e a um custo menor – quando comparado à atividade de leitura presencial, além de possibilitar o acompanhamento diário dos dados de consumo”, ressaltou.