Ferramenta elimina papel e agiliza a comunicação interna do Samu

Nesse artigo, mostramos como informatizar o checklist e o livro de intercorrênciais facilita o trabalho do dia a dia da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e ajuda na solução de problemas

Flávia Jardim

Otimizar as atividades rotineiras é importante no funcionamento de qualquer empresa. Ao informatizar alguns processos do dia a dia, os profissionais conseguem executar seu trabalho com mais eficiência e agilidade. E no caso da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) menos tempo gasto com essas atividades pode ser crucial na hora de salvar vidas.

Por isso, uma ferramenta que tem facilitado muito o dia a dia do Samu é a informatização do checklist e do livro de intercorrências. O checklist é preenchido a cada troca de plantão para que a equipe verifique detalhes como a situação do veículo, o inventário de medicamentos, entre outras informações importantes para o bom desenvolvimento do trabalho e, consequentemente, prestar um melhor atendimento à população.

O problema é que o preenchimento de checklist da forma tradicional gasta papel, tempo e, muitas vezes, gera atraso na comunicação. Por isso, a informatização desse processo é tão importante.

Foi pensando nisso, que a Velp, empresa que desenvolveu um avançado sistema para gestão operacional de centrais de regulação do Samu, criou uma ferramenta na solução vSkySamu que permite o preenchimento do checklist em smartphones. Com isso, a equipe pode inclusive enviar imagens juntamente com as informações e transmiti-las em tempo real para os responsáveis por cada área, o que agiliza o processo e garante uma comunicação mais eficaz. A ferramenta também permite que os gestores alterem com facilidade os itens que considerarem necessários no checklist para otimizar o trabalho.

Outro processo importante que foi informatizado pelo vSkySamu foi o livro de intercorrências, que também é usado pela equipe para relatar problemas encontrados no dia a dia do Samu, como pendências de medicamentos e veículos. Preencher o livro de intercorrências da forma tradicional também gerava gasto de tempo, papel e nem sempre uma comunicação eficiente. Mas com a informatização desse processo pelo vSkySamu, esse trabalho foi facilitado, pois o registro é feito também pela equipe por meio de smartphones e o relatório é enviado por e-mail na hora para o responsável pelo setor.

Hoje, o sistema vSkySamu desenvolvido pela Velp atende mais de 600 municípios. Outra grande funcionalidade do vSkySamu é que o sistema permite que as equipes do Samu em atendimento enviem fotos e vídeos da situação do paciente através de smartphones. Essa ferramenta auxilia o médico regulador que fica na central a orientar o melhor tipo de procedimento a ser adotado com o paciente, o que é crucial na hora de salvar vidas.



Deixe um comentário