vSkySAMU transformou consórcios mineiros do Samu em referência no país
Os Consórcios Intermunicipais de Saúde da Rede de Urgência implantados em Minas Gerais há cerca de oito anos se tornaram um modelo de referência e sucesso no país graças ao planejamento de um sistema que permitisse uma comunicação rápida e segura entre as centrais de regulação médica e as equipes que realizam o atendimento à população.
Com o objetivo de levar atendimento de urgência a todos os municípios do Estado e inspirado em um modelo francês, Minas Gerais criou consórcios regionais do Samu, em que o serviço em vários municípios é gerenciado por uma central de regulação regional.
Para que esse projeto desse certo, era preciso, porém, escolher um sistema que permitisse uma comunicação eficiente, ágil e com segurança em regiões vastas e montanhosas, onde, muitas vezes, não há cobertura de sinal de celular nem de rádio.
A solução
Após vários estudos, foi identificado que o melhor modelo era a comunicação via satélite, que possui cobertura inclusive em áreas remotas. E a Velp, após vencer o processo licitatório, implantou, em 2012, esse sistema, o vSkySAMU, que vem evoluindo ao longo dos anos.
A solução permite a comunicação entre a central e as equipes de atendimento em qualquer lugar, combinando as tecnologias 3G/GPRS e de satélites geoestacionários de última geração.
O vSkySAMU controla todas as etapas envolvidas no resgate, desde o recebimento da ligação, a regulação médica, o acionamento da ambulância e o atendimento ao paciente, até o fechamento da ocorrência.
Para o diretor da Velp e responsável pelo planejamento da solução, Paulo Henrique Barros, um dos diferenciais do sistema é sua alta disponibilidade, o que é crucial para salvar vidas. “A comunicação via satélite permite que as equipes em atendimento recebam orientações da central em áreas rurais, onde não há cobertura de celular, o que agiliza o socorro aos pacientes. Oferecemos uma solução completa, que envolve o despacho da ocorrência, transmissão de fotos e vídeos, preenchimento de checklists, geração de relatórios e muito mais. Por trabalharmos prioritariamente com o sistema de dados, a comunicação é mais clara, rápida e eficiente. Todas essas funcionalidades do vSkySAMU permitiram que os consórcios regionais mineiros sejam referência no país”.
Consórcios que utilizam o sistema
Hoje o vSkySAMU atende mais de 600 municípios. Confira os consórcios que usam o sistema:
– Cisru (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência Centro Sul)
– Cisnorje (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Nordeste/ Jequitinhonha)
– Cisdeste (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste)
– Cisrun (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas)
– Cissul (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas)
– Cisurg (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste)
– Cistri (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Triângulo do Norte)
Dr. Fernando Antônio Dutra Macedo
A tecnologia (vSkySAMU) contribui, e muito, para os atendimentos do Samu. Em parceria com a Velp, buscamos otimizar ao máximo o atendimento das ocorrências do CISDESTE.
Rodrigo Alvim Mendonça
O sistema desenvolvido pela Velp é fantástico. A comunicação entre central e as equipes que estão realizando o atendimento é feito de forma fácil e simples. Além disso, a possibilidade de a central acompanhar em tempo real, através de fotos e vídeos, o que está acontecendo com o paciente ajuda e agiliza o atendimento.
Marco Aurélio Lobão Mendes
A transmissão de fotos e vídeos, através do sistema utilizado pelo nosso consórcio, tem sido de grande valia. Como a função do médico regulador que está na central é fazer um diagnóstico presumido da situação que a equipe está atendendo, o relato do profissional em atendimento junto com o envio de fotos e vídeos nos ajudam a realizar esse diagnóstico de maneira mais precisa.