Sistema de regulação e comunicação do SAMU

A VELP Tecnologia desenvolveu o aplicativo VSkySAMU, que tem como foco a regulação médica e a comunicação, agilizando o contato entre a central de regulação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e as equipes médicas. A plataforma digital controla todas as etapas envolvidas no resgate, desde o recebimento da ligação, a regulação médica, o acionamento da ambulância, o atendimento ao paciente até o fechamento da ocorrência.

Com dois canais de comunicação, celular e satélite, o aplicativo oportuniza que as equipes em atendimento recebam e enviem informações para as centrais, independente se houver ou não cobertura da rede de celular na região. “Esta abordagem evita erros de interpretação, que são comuns quando se é feita por voz e contribuem para reduzir o tempo de resposta. A comunicação de alta disponibilidade possibilita que a central acompanhe em tempo real todas as etapas do atendimento e realize a regulação médica remotamente, evitando que as unidades precisem remover os pacientes para estabelecimentos de saúde desnecessariamente”, enfatiza Paulo Henrique Lossio Barros, diretor de Tecnologia da VELP Tecnologia. Conforme Barros, com este sistema também é possível reduzir o estresse na central de regulação, pois os profissionais conseguem despachar e regular várias ocorrências ao mesmo tempo, o que é impossível quando o único canal de comunicação disponível é a voz.

O aplicativo VSkySAMU atende os consórcios intermunicipais de urgência e emergência de Minas Gerais, com mais de 500 municípios beneficiados com a solução. “Temos interesse em expandir e estamos em contato com vários SAMUs fora do estado, pois temos certeza de que esta solução irá contribuir para a melhoria dos atendimentos e gestão”, destaca Barros. Por meio do aplicativo, as centrais podem gerar relatórios analíticos, como de atendimento por motivo de solicitação, idade, sexo, tempo médio de resposta, chamadas por município, entre outros.



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