VELP parabeniza SAMU Triângulo Norte por completar um ano de operações

Neste mês de julho, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 do Triângulo Norte completou um ano de atendimento. A VELP, parceira do SAMU desde o início de suas operações, parabeniza e se orgulha em fazer parte da estruturação da rede de urgência e emergência da região que, nestes 365 dias, vem oferecendo uma assistência de excelência a mais de 612 mil pessoas de 26 dos 27 municípios que fazem parte da região ampliada de saúde do Triângulo Norte.

“Somos parceiros do SAMU Triângulo Norte, desde que ele foi implantado, há um ano. Fornecemos para o atendimento da rede de urgência e emergência da região a solução tecnológica vSkySAMU. Trata-se de um eficiente aplicativo que, ao utilizar a comunicação via satélite, agiliza o contato entre as centrais de urgência e emergência e as equipes médicas otimizando, assim, o atendimento do SAMU à população. É um orgulho para a nossa equipe fazer parte deste primeiro ano de prestação de serviços na região que, como os próprios números demostram, tem conquistado resultados bastante positivos”, elogiou Paulo Henrique Barros, diretor de tecnologia da VELP.

De acordo com dados do Consócio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (CISTRI), responsável pelo SAMU Triângulo Norte, neste primeiro ano de operações, foram 8,7 mil horas de atendimentos com 119.572 ligações de pacientes feitas ao SAMU.

Ainda segundo o levantamento, desde que o SAMU iniciou suas operações, houve uma redução considerável de óbitos com relação ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Um ano antes do SAMU, cerca de 47% dos pacientes atendidos com AVC iam a óbito e, depois do SAMU, este índice reduziu para 29%. A mesma queda ocorreu no IAM, em que antes do SAMU, 85% dos pacientes atendidos iam a óbitos e, nos últimos doze meses, a taxa de mortalidade foi para 63%.

Saiba mais sobre o VSkySAMU

A plataforma digital controla todas as etapas envolvidas no resgate do SAMU, desde o recebimento da ligação, a regulação médica, o acionamento da ambulância, o atendimento ao paciente até o fechamento da ocorrência. Por meio do aplicativo, as centrais podem gerar relatórios analíticos, como de atendimento por motivo de solicitação, idade, sexo, tempo médio de resposta, chamadas por município, entre outros.

Com dois canais de comunicação, celular e satélite, o aplicativo permite que as equipes em atendimento recebam e enviem informações para as centrais, independente se houver ou não cobertura da rede de celular na região.

A abordagem evita erros de interpretação, que são comuns quando se é feita por voz e contribuem para reduzir o tempo de resposta. A comunicação de alta disponibilidade possibilita que a central acompanhe em tempo real todas as etapas do atendimento e realize a regulação médica remotamente, evitando que as unidades precisem remover os pacientes para estabelecimentos de saúde desnecessariamente.

Conheça os 26 municípios que compõem o SAMU Triângulo Norte

– Abadia dos Dourados

– Araguari

– Araporã

– Cachoeira Dourada

– Campina Verde

– Canápolis

– Capinópolis

– Cascalho Rico

– Centralina

– Coromandel

– Douradoquara

– Estrela do Sul

– Grupiara

– Gurinhatã

– Indianópolis

– Ipiaçu

– Iraí de Minas

– Ituiutaba

– Monte Alegre de Minas

– Monte Carmelo

– Nova Ponte

– Patrocínio

– Prata

– Romaria

– Santa Vitória

– Tupaciguara

 

Por Lisley Alvarenga, jornalista



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